YoutubeBloggerFacebookTwitterBNDES
D-U-N-S
 

POLÍTICA DE ÉTICA DA UNIFORJA

(Conduta ética, moral, anticorrupção, antisuborno e delação)

Revisão 01 - 15/05/18

1. Relacionamento com os colaboradores:

O critério para admissão e promoção será o atendimento aos requisitos básicos de cada função, em conformidade com os critérios e objetivos predeterminados pela UNIFORJA. Não haverá discriminação por religião, convicção filosófica ou politica, nacionalidade, origem, sexo, idade, cor, preferência sexual, estado civil ou deficiência física ou mental, prevalecendo assim, o conhecimento técnico e a capacitação profissional de cada colaborador. A UNIFORJA reconhece o direito de seus colaboradores se associarem livremente a entidades de classe e/ou órgãos sindicais, sem prejuízo e/ou constrangimentos a essa prática. A UNIFORJA não admite em suas instalações ou de seus parceiros comerciais o uso de mão de obra forçada, análoga ou escrava, restrição à liberdade, condições desumanas de trabalho, coação, falsas promessas, isolamento geográfico, retenção de documentos pessoais, servidão por dívidas, uso de força, trabalho infantil, exploração sexual de adultos, crianças e adolescentes e tráfico de seres humanos para exploração de qualquer tipo ou gênero.

2. Conduta ética dos colaboradores:

A UNIFORJA espera de seus colaboradores, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que qualquer pessoa costuma empregar em seus assuntos pessoais, ou seja, uma conduta honesta e digna, em conformidade com as leis e os padrões éticos da sociedade. Espera-se também que todos os assuntos da empresa, sem exceção sejam tratados com sigilo e confidencialidade. A UNIFORJA investigará pronta e rigorosamente todos os fatos que envolvem suspeita de fraude, furto, roubo, registros contábeis errados, apropriação indébita ou qualquer outro crime, contravenção penal ou atos ilícitos, bem como atos que se desviem dos procedimentos estabelecidos por ela.

3. Anticorrupção e antisuborno

A UNIFORJA está comprometida em cumprir as leis de anticorrupção que proíbam subornos, propinas ou outras ações corruptas para a obtenção ou retenção de negócios ou quaisquer vantagens inadequadas. Espera-se que todos os seus parceiros comerciais e/ou fornecedores cumpram as leis aplicáveis e proíbam sob quaisquer circunstâncias, de oferecer/receber direta ou indiretamente, qualquer forma de suborno, propina, outro pagamento corrupto ou algo de valor, para qualquer pessoa da organização interna ou externamente. Caberá a cada colaborador garantir, tanto para si como para os demais, um ambiente agradável e saudável, sob todos os aspectos, evitando-se, dessa forma tais práticas.

4. Ambiente de Trabalho

A UNIFORJA espera nas relações entre seus colaboradores, cordialmente no trato, convivência saudável, confiança recíproca, respeito mútuo e conduta digna e honesta, independente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função. Caberá a cada colaborador garantir, tanto para si como para os demais, um ambiente agradável e saudável, sob todos os aspectos, evitando-se, dessa forma, a ocorrência de possíveis constrangimentos. Também fica vedada a pratica de hostilização, assédio sexual ou moral, sendo que, quaisquer condutas que possam caracterizar esse tipo de prática, deverão ser informadas ao seu superior ou a Direção da UNIFORJA, através dos canais de comunicação vigentes. Eventualmente, se for constatada tais ocorrências, serão adotadas medidas disciplinares corretivas e preventivas legais, de modo a coibir e sanar este tipo de evento. Visando o bem estar, a segurança e a produtividade dos colaboradores, não será permitido, no ambiente de trabalho, posse ou consumo de drogas ilícitas e álcool, que venham a alterar o seu comportamento e atitude, bem como o porte de armas, salvo por pessoas expressamente autorizadas, responsáveis pela segurança dos demais colaboradores e do patrimônio da UNIFORJA.

Marcos M. Medeiros

Presidente